Bosque Jerivá é inaugurado com plantio de árvores e Esporte na Praça
A área de lazer conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, áreas de convivência e estacionamento, além do meliponário Doce Jardim – com criação de abelhas sem ferrão
A comunidade do bairro Alto Tarumã e vizinhanças receberam no último sábado (15) o novo Bosque Jerivá. Inaugurado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, este é o terceiro bosque do município e conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, áreas de convivência e estacionamento, além do meliponário chamado Doce Jardim – com criação de abelhas sem ferrão.
A cerimônia de inauguração encerra a programação de aniversário de 31 anos de Pinhais. Os moradores da região marcaram presença e também puderam aproveitar as atividades do Esporte na Praça, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A edição especial do programa levou atividades esportivas, jogos, brincadeiras e brinquedos infláveis à nova área de lazer. O dia de estreia do bosque ainda teve roda de capoeira com as crianças do projeto Sonho de Menino e o plantio de árvores nativas.
“A gente não imaginava que ia ficar tão legal assim, tão bonito, tão cuidado, como está agora. Eu me criei aqui e não tinha casa, não tinha nada. Agora, tenho minha filha, tem o posto pertinho, esse espaço para ela poder brincar. Isso foi maravilhoso”, comenta Agatha Rosa Borges Mendes, 26 anos, moradora de Pinhais desde os 9.
Para Célia Rodrigues, o espaço também será importante para praticar atividades físicas. “Moro desde 2002 aqui. Achei maravilhoso, bastante lazer para as crianças e para os idosos, para a gente fazer exercícios ao ar livre, muito bom”, avalia.
Somaram-se às ações do dia, atividades de educação ambiental e de combate à dengue, com servidores das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente. A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, destacou a transformação que a área recebeu. “É um momento muito especial para nós, mais um espaço transformado, que era um descarte de resíduos, e agora temos um espaço bonito, transformado, para a população”, afirmou.
Em comemoração aos 31 anos da cidade, a prefeita Rosa Maria enalteceu a entrega de mais um espaço de lazer para a comunidade. “Esse é um dos maiores presentes que estamos entregando para a população aqui do Jerivá. Uma área que foi inteiramente restaurada, transformada, inclusive com a presença da nascente que estava canalizada e nós restauramos. Com o jardim de mel e uma área muito apropriada para ações de esporte e cultura, ficou um espaço belíssimo. É realmente uma alegria, uma sensação de dever cumprido, a partir de um trabalho feito com muita responsabilidade, muito carinho e muito amor entregue a essa população”, declarou.
Presenças
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes na inauguração do Bosque Jerivá os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, de Governo, Márcio Mainardes, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, de Administração, Vinicius Martins, de Saúde, Adriane Carvalho, de Educação, Andrea Franceschini, de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, de Urbanismo, Emerson Bento, e de Assistência Social, Rosangela Batista; os vereadores Marcinho, Anderson Pioco, Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Fabrício Sousa, Filho, Jane Carteira, Radialista Joãozinho Ribeiro e Tomé; representando a comunidade, o munícipe Alex Pereira Lima; o responsável pelo treinamento do meliponário, José Bini; o professor Necão, do projeto Sonho de Menino; o presidente da Associação de Moradores Nova União Pinhais e Jerivá, Amarildo Amaral; Daniel Sales Pires, da Igreja Assembleia de Deus; agentes da Guarda Municipal e demais servidores da prefeitura; a Miss e o Mister Melhor Idade de Pinhais, Edil Silva e Francisco Conte; a deputada estadual Marli Paulino; o ex-prefeito e ex-deputado federal Luizão Goulart.