Mais de 100 Mutirões de Limpeza e Educação Ambiental já foram realizados em Pinhais

A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), já realizou mais de 100 Mutirões de Limpeza e Educação Ambiental no município. Há 10 anos a ação teve início e impacta de maneira positiva a vida da população que vive no município. 

A secretária de Meio Ambiente de Pinhais, Rosana Boeira Ilheu, enfatiza que os mutirões podem ser caracterizados como uma concentração dos serviços que a prefeitura já desempenha. “Locais que antes serviam para descartes irregulares, agora conseguimos revitalizar para que a população utilize esses espaços de outra forma. Nos últimos anos, temos percebido um retorno em relação à sensibilização da comunidade, sobretudo no que diz respeito ao meio ambiente”, comenta.

“Os mutirões têm como característica a limpeza das ruas, a coleta dos resíduos, mas destacamos também a educação ambiental. Fazemos esse trabalho de conscientização, por meio de palestras, atividades com as crianças, para que os moradores saibam que existe local e maneiras para o descarte correto dos resíduos”, completa Rosana. 

Os mutirões são realizados periodicamente em todos os bairros de Pinhais. Nesta semana, as ruas do bairro Pineville recebem os serviços promovidos por meio desta ação. Durante os cincos dias de mutirão, são coletados madeiras e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³) e coleta de pneus inservíveis. 

A Semma solicita sempre que, para contribuir com o trabalho das equipes, os moradores deixem os materiais separados em local de fácil acesso. É importante que cada tipo de resíduo seja disponibilizado separadamente, pois cada um deles recebe uma destinação diferente. “Muitas vezes as equipes se deparam com materiais misturados, por exemplo, caliça com madeira. Eles precisam fazer a separação antes da coleta. Então, se as pessoas já fazem a disponibilização de forma correta, ajuda muito o trabalho das equipes”, ressalta Rosana. 

Nesse sentido, também é importante salientar que o gerenciamento de resíduos da construção civil é de responsabilidade daquele que está construindo. “Salientamos que há toda uma legislação em relação ao fazer o descarte correto das sobras de construção e reparos. Fazemos o recolhimento de até 1m³ de caliça. Portanto, esse limite não deve ser ultrapassado”, esclarece.

Serviço

Mais informações sobre os Mutirões com a Secretaria de Meio Ambiente (41) 99280-5167 ou (41) 99280-3349.