Serviços odontológicos são oferecidos por meio do Programa Brasil Sorridente

Em Pinhais, entre os procedimentos atendidos estão as cirurgias orais menores, cirurgias de terceiros molares, periodontia e endodontia em clínicas conveniadas

Por meio do Programa Brasil Sorridente, a Prefeitura de Pinhais realiza serviços especializados em odontologia. Entre os procedimentos atendidos estão: cirurgias orais menores, cirurgias de terceiros molares, periodontia e endodontia em clínicas conveniadas. O principal objetivo da iniciativa é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos.

De acordo com a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ao reunir ações em saúde bucal voltadas para os cidadãos de todas as idades, há a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  “As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da atenção básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, considerando que as unidades são a porta de entrada para o atendimento odontológico”, afirma.

“São feitas restaurações, exodontias, atendimento de urgências e emergências, profilaxias, prevenção, entre outros procedimentos. No município, por meio do programa, foram compostas equipes de saúde bucal com profissionais trabalhando com o dobro de carga horária (de 20 para 40 horas) e cinco unidades tiveram o horário ampliado de atendimento nesta área até 19h. Também são realizadas ações de prevenção nas escolas”, explica Tadeu Roger Junior Volski, do Núcleo Técnico de Odontologia.

A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Viviane Maysa Tomazoni, ressalta que as rotinas das unidades foram incrementadas pelo programa. “O Brasil Sorridente expandiu o acesso, disponibilizando mais profissionais e ampliando a cobertura de atendimento. O financiamento é tripartite e o município recebe um incentivo do Governo Federal, mas a maior parte do investimento é municipal”, comenta.

Faz parte também do programa o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). O local propicia a realização de pontes móveis e de próteses totais, as chamadas dentaduras. Este tipo de serviço foi iniciado no mês de maio do ano passado. 

Para buscar atendimento, a orientação é que o usuário compareça na unidade, portando documentos pessoais e comprovante de residência para cadastro. Lembrando que os atendimentos de saúde bucal são ofertados nas USFs: Ana Nery, Jardim Karla, Maria Antonieta, Perdizes, Tarumã, Tebas, Vargem Grande, Vila Amélia e Weissópolis.