11º Seminário Internacional de Educação é promovido em Pinhais

Desafios contemporâneos da Educação: da equidade ao desenvolvimento integral. Essa foi a temática abordada durante a 11ª edição do Seminário Internacional de Educação de Pinhais. Nos três dias de realização, o evento contou nomes importantes que são referências nacionais e de Portugal na área da Educação. A iniciativa foi promovida no Centro dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e também foi transmitida pelo Youtube. 

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, ressaltou a preocupação com a qualidade da educação oferecida na Rede Municipal. “Nós sabemos que os desafios não são pequenos e o tema desse seminário nos faz pensar em como é urgente a nossa discussão, a nossa reflexão, a nossa prática nas escolas, juntamente com as nossas crianças e com as famílias. Tenho dito bastante que temos que trazer as famílias para que a gente possa discutir a educação juntos, para que possamos mesmo ser uma rede de educação integrada”, destaca.

Também presente na abertura oficial do evento, a chefe do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias, parabenizou a realização do Seminário e destacou a educação no município. “Não é à toa que Pinhais tem resultados maravilhosos e como Núcleo de Educação, estamos juntos nessa parceria. Os resultados chegam porque existe investimento na educação. E o maior investimento que podemos fazer é em vocês, professores, coordenadores e demais profissionais que atuam na área”, ressalta.

Representando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a professora Tamara Simone Van Kaick, afirmou que a sociedade precisa apresentar algumas soluções no que diz respeito à educação. “Não há outra via para que se consiga evoluir, temos que pensar na formação crítica dos nossos alunos, desde a educação infantil até a universidade. E é muito importante fazermos essas trocas, essas parcerias. E são vocês que nos trazem a experiência da sala de aula, que é onde conseguimos tecer essas questões e buscar evoluir”, afirma.  

Para a professora que atua na E.M. Chafic Smaka, Regina Maria Amaral, atividades como o Seminário Internacional são enriquecedoras. “Eventos como esse agregam bastante, nos atualizam, isso é bem positivo. Às vezes precisamos receber orientações para que consigamos renovar as nossas práticas, trazer outros olhares para nosso cotidiano da escola”, conta.  

A programação contou com a apresentação do Grupo Capoeira Brasil e as seguintes palestras:

Intervenção precoce – desafios aos profissionais e famílias, com Vitor Franco (Portugal). 

Movimento negro, resistência democrática e Educação – 20 anos da Lei 10.639/03, com Nilma Lino Gomes (Belo Horizonte-MG). 

Sentipensar – desafios da religação dos saberes, sensibilidade e afetos, com Maria Cândida Moraes (DF). 

Uma Educação voltada para a vida, com Jucie Parreira (PR). 

Desafios contemporâneos da Educação – da equidade ao desenvolvimento integral, com Jaqueline Moll (RS).

Direitos de aprendizagem – das necessidades de um olhar equânime, com Carlos Eduardo Sanches (PR). 

Construindo sentidos e responsabilidades para a Educação atual, com Maria Carmen Silveira Barbosa (RS).

Educação – a trilha inacabada, com Mozart Neves Ramos (PE). 

Direito Educacional – gestão, eficiência e resultados, com Ângela Mendonça (PR).

Oficina Ensino por investigação: concepções e práticas na educação, com João Manoel da Silva Malheiro (PA).