A produtora cultural e audiovisual Thais Kashima produz obra audiovisual que homenageia a cerâmica de Pinhais

A produtora cultural e audiovisual Thais Kashima, premiada recentemente na 13ª edição do Festcine – Festival de Cinema de Pinhais, apresenta seu mais novo trabalho: “Inspirações de Pinhais em Cerâmica”. A produção audiovisual resgata a história da antiga fábrica de cerâmica da cidade, trazendo imagens inéditas e destacando a importância desse patrimônio para a memória e identidade do município.

O material valoriza a trajetória da cerâmica em Pinhais e sua relevância cultural e artística para a cidade. Por meio de uma narrativa sensível e visualmente marcante, o projeto reforça o papel da arte como instrumento de preservação da memória local.

A produção mostra seis peças em cerâmica, criadas pela artista local Elizabete Kashima, ceramista e artista visual que atua em Pinhais há 25 anos. Inspirada pelas paisagens e pela história do município, Elizabete desenvolveu essas obras únicas, que são exibidas no vídeo acompanhadas de descrições detalhando a inspiração e a história de cada peça.

Além disso, o material apresenta imagens inéditas da antiga fábrica de cerâmica, recentemente resgatadas a partir de uma fita antiga encontrada e restaurada, que oferece um olhar histórico e raro sobre o passado produtivo da cidade.

Sobre a realização do projeto, Thais Kashima destaca:
“Esse projeto é um dos resultados da política de fomento do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Pinhais. Eu sou muito grata à Secretaria de Cultura de Pinhais pelo incansável e competente trabalho para viabilizar os editais que permitem tirar essas ideias do papel e fortalecer a cultura local.”

“Inspirações de Pinhais em Cerâmica” promove o diálogo entre passado e presente, fortalecendo os vínculos entre arte, território e comunidade. As criações celebram a natureza, os saberes locais e os laços que moldam a história e a cultura da cidade.

O material está disponível gratuitamente no YouTube:
🎥 https://youtu.be/06ByHJxWG1I?si=3aD3VHItPydvIMnL

Projeto realizado com recursos da Política Nacional de Fomento à Cultura – PNAB, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio do Edital 043/2024 de Pinhais.

Todas as informações constantes nesta obra são de responsabilidade exclusiva do autor.