Quase 2 mil doses de vacina contra a influenza são aplicadas durante o Dia D

A ação de mobilização social da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi promovida em todas as Unidades de Saúde da Família de Pinhais

No último sábado, 13 de abril, foi promovido o Dia D de mobilização social da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A iniciativa foi promovida em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Pinhais. Também estiveram disponíveis serviços como aferição de pressão, aplicação de outras vacinas, coleta de exames preventivos e agendamentos de mamografias. Somente durante o Dia D, foram aplicadas 1.826 doses de vacina contra a influenza. 

A moradora do bairro Atuba, Marilda de Fátima de Oliveira Caetano, aproveitou o sábado para se vacinar. “Tenho 69 anos e sou muito ativa, eu gosto muito de viver, por isso levo a saúde muito a sério, com atividades físicas, vacinas em dia. Tomei só a da gripe porque era a única que faltava, as outras estão certinhas. No sábado fica mais prático porque durante a semana é uma correria, então é bom quando temos a oportunidade de vir fim de semana”, comenta.

E a campanha continua até o dia 31 de maio em todas as USFs de Pinhais. Importante destacar que os grupos prioritários para a vacinação são:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2024. Para a população indígena e pessoas com comorbidade, a vacina está indicada para crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade.

– Crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez, deve ser considerado o esquema de duas doses com intervalo de 30 dias entre a administração.

– Trabalhadores de Saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais de idade, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.


Serviço

A campanha segue até  31 de maio em todas as USFs, conforme horário das salas de vacina: USFs: Tarumã, Esplanada, Vila Amélia, Jardim Karla e Perneta (8h às 16h30). USFs: Weissópolis, Vargem Grande, Maria Antonieta, Ana Nery, Tebas e Perdizes (8h às 18h30).