Orientação sobre a Sindrome de Down durante sessão Câmara de Vereadores Piraquara

Noemia da Silva Cavalheiro – Presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd)

A FEPASD tem como objetivo social congregar, fortalecer e representar pessoas jurídicas e movimentos sociais, no Estado do Paraná, cuja finalidade seja o desenvolvimento global das pessoas com Síndrome de Down, sua inclusão sob todos os seus aspectos, qualidade de vida, defesa de seus direitos e garantias fundamentais, tendo como valores a ética, a solidariedade, para uma vida plena em sociedade.

Por isso:

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down,    a  FEPASD  está apoiando essa importante AÇÃO do município de Piraquara, que é a Abertura da Semana de Orientação sobre a  Síndrome de Down.

A Lei Estadual nº 20.599/2021 Institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down, a serem realizados anualmente em 21 de março e na semana que compreender o dia 21 de março.

Em cumprimento a Lei Estadual 20.599, criada em  31 de maio de 2021, apoiamos e incentivamos os Municípios que começam a ter uma mudança da concepção de deficiência, a luz da CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA  e  LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO. Tendo assim um envolvimento das diversas políticas públicas e do trabalho em rede : saúde, educação, habitação, sistemas de justiça, comunicação, entre outros

O QUE É SÍNDROME DE DOWN?

A síndrome de Down ou trissomia do 21 é causada   pela presença de três cromossomos 21 em todas   ou na maior parte das nossas células. Isso não impede que as pessoas com síndrome de Down possam ir a escola, trabalhar e participar da sociedade.

Estimular   Acreditar   Respeitar   São atos de cidadania.

Agradeço o apoio desta Casa De Lei e ao Presidente da Câmara de Vereadores Valmir “Nanico” por apoiar as ações feitas no Município de Piraquara em favor a Síndrome de Down e com isso demos “Vida” a lei Municipal n° 1847/2018 a qual institui o dia 21/03 como o dia Municipal de Orientação Sobre a Síndrome de Down que acontecerá no dia 18 de Março as 19:00hs na Vila da Cidadania em Piraquara.

Valmir Nanico Presidente Câmara Vereadores Piraquara, India Mara Borba da Silva , mae da aluna municipal Maria Fernanda Ribeiro da Silva, 11 anos , Síndrome de Down