Secretaria de Segurança e Trânsito tem novo gestor e foco está em tornar Pinhais mais segura e municipalizar trânsito

A partir desta segunda-feira (14) a Seset passa a ter como secretário Anderson Mendes de Araujo, major da Reserva da Polícia Militar

Criada em dezembro de 2020 e efetivada no início de 2021, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) é a mais recente pasta que integra os setores da Prefeitura de Pinhais, e atende um dos pontos previstos no plano de governo. Até então comandada, interinamente, pelo secretário de Governo Ricardo Augusto Pinheiro, a partir desta segunda-feira (14) a Seset passa a ter como secretário Anderson Mendes de Araujo, major da Reserva da Polícia Militar. 

Em sua primeira entrevista oficial, Mendes – como é mais conhecido -, fala sobre sua carreira de 35 anos na Polícia Militar (PM) e de que maneira a experiência acumulada, especialmente na área de segurança pública, será transferida para sua atuação enquanto secretário municipal. “A minha história com Pinhais já é muito antiga. Ela vem lá de 1988 quando eu entrei soldado na Polícia Militar e vim trabalhar na inauguração do módulo da Maria Antonieta. Em 2012 quando foi criado o 22º Batalhão, em Colombo, e eu fui pra lá, e no ano seguinte Pinhais passou a fazer parte do 22º BPM, então pedi ao comandante da época, Coronel Monteiro, para comandar a então 5ª Companhia e encontrei um município em franco desenvolvimento. Desde quando cheguei aqui fui muito bem recebido pela Prefeitura, por todos os setores, e a gente conseguiu trabalhar junto com a Guarda em parceria com a Polícia Civil, Bombeiros também e tudo funcionou perfeitamente ”, conta Mendes.

Em 2020, já na Reserva da PM, Mendes foi convidado pela prefeita Marli Paulino para compor a equipe da Prefeitura. “Posso dizer que este é um privilégio e me sinto honrado pelo convite. Durante o ano de 2021, o secretário Ricardo me preparou para assumir esta função, dando todos os direcionamentos, ao ponto de julgarem que, neste momento, eu estou em condições de assumir”, relata o novo secretário. 

Novos desafios

Para Mendes, por se tratar de uma secretaria nova são muitos os desafios. Neste primeiro momento, o foco está na municipalização do trânsito, uma vez que Pinhais possui cerca de 90 mil veículos registrados, fora aqueles que circulam pelo município. “Nosso principal objetivo é reorganizar a estrutura do trânsito de Pinhais, e deixar muito bem claro que em momento algum se fala em sair aplicando multas. Já estamos reforçando, com a Guarda Municipal, as orientações de boas práticas no trânsito”, declara.  

“Nossos guardas já estão capacitados, estamos para receber novas viaturas específicas para os agentes de trânsitos – que são guardas que irão acumular esta função. Sabemos que esta é uma demanda da população, mas por questões legais e ajustes ainda não estamos atuando, porém, será em breve”, complementa Mendes.

Outro desafio é trabalhar para diminuir ainda mais os índices de ocorrências existentes no município, porém, há um trabalho já consolidado, sobretudo na área da Segurança Pública. “Vamos seguir com a atuação da nossa Guarda que já é constante, contando ainda com o apoio das Polícias Militar e Civil, buscando a parceria cada vez maior com eles, para que nosso município possa continuar a demonstrar ainda mais tranquilidade”, destaca. 

Sistemas integrados de segurança

As câmeras de monitoramento já são artifícios importantíssimos para manter a cidade segura e vigiada. Aliado a isso, está em fase de implantação a Muralha Digital, o que visa inibir as ações criminosas. “Com a Muralha Digital vamos nos tornar uma cidade ainda mais segura, e que integra o Programa Pinhais Segura – a ser lançado em breve. Por meio da inteligência deste sistema todos os nossos setores estarão integrados, com identificação de veículos e pessoas. Mas já temos algumas câmeras funcionando neste sentido, já tivemos um grande número de veículos recuperados dentro do município”, conta.

A municipalização do trânsito e a Muralha Digital serão ações integradas. “O município de Pinhais está caminhando para ser ainda mais tecnológico, estamos buscando o que há de melhor, conforme orientação da prefeita, em tecnologia para ser implantado aqui. Com automatização de vários processos e uso de aplicativos, por exemplo”.

Trabalho constante e reconhecido da Guarda Municipal

A GM de Pinhais é reconhecida por atuar em todos os pontos. Assim opina o novo secretário. “Nossa corporação atua desde a preservação do nosso patrimônio até outras situações para as quais eles estão capacitados. Nossos guardas, todos os anos, têm que passar por cerca de 80 horas de capacitação, e isso é cobrado à risca, e um dos resultados disso é que não temos problemas de denúncias, porque estamos constantemente capacitados para atuar e agindo dentro da legalidade” , enaltece.   

Mendes frisa ainda que a Seset conta com Ouvidoria e Corregedoria prontas para agir diante de situações necessárias. Compõem ainda a Seset, a nossa Defesa Civil, Detran e demais setores do Trânsito. “Em relação à Defesa Civil estamos buscando capacitar cada vez mais os nossos colaboradores para que estejam preparados e prontos para os casos em que somos acionados”. 

Futuro e novos programas

Além das câmeras de monitoramento, módulo móvel, aplicativo 153 Cidadão – que possibilita contato direto com a central da GM – está prevista a implantação das Patrulhas Escolar, Maria da Penha e Ambiental, esta última para monitorar regiões mais afastadas. 

Diante de toda a experiência e carreira na Polícia Militar, Anderson Mendes Araujo declara: “É um desafio totalmente diferente daquilo que vivi nestes 35 anos, até porque, tirando nossa Guarda que já está consolidada, tudo que vem agora é novo. Estou aprendendo diariamente, junto à equipe que está comigo, a construir este futuro para Pinhais. Neste último ano, em especial, eu preciso agradecer ao secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, e também aos demais secretários, diretores e servidores. Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe, estou muito lisonjeado”, finaliza.

Sobre o secretário

Anderson Mendes de Araujo é casado com Fabiana e pai da Isabella. Prestou vestibular para a UFPR o que o levou à Academia Policial Militar do Guatupê para se tornar oficial da Polícia Militar, onde permaneceu por três anos para depois seguir carreira, por 33 anos, na Polícia Militar. 

Serviço

O Decreto 64/2021 dispõe sobre a Estrutura da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e suas atribuições, e pode ser consultado aqui: Decreto