Período de chuva: cuidados redobrados para evitar a dengue

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de todos para que vistoriem suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água

A chuva e o calor são a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que neste período, os cuidados devem ser redobrados.

A orientação básica é que a população não deixe quaisquer materiais que possam acumular água nas casas e nos quintais. Observe com atenção, por exemplo, pneus velhos, pratos ou vasilhas de plantas, caixas d’água, antenas parabólicas, grades/portões, troncos ocos de árvores, objetos em terrenos baldios, piscinas, vasos sanitários, ralos e demais mobiliários e recipientes. A recomendação é cuidar para não acumular água e eliminar todo tipo de recipiente.

Mitos

O Governo do Estado do Paraná divulgou alguns mitos sobre o mosquito Aedes Aegypti. São informações que muitas pessoas acreditam funcionar contra o mosquito, mas que na verdade não são eficazes. Confira:

Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada – Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água.

Repelentes são fundamentais no combate à dengue – Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.

Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito – Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas nem sobre a terra no combate ao mosquito. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas para eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.

As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa – Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito – Quando se usa o ar-condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento.

Serviço

Para mais informações, dúvidas ou esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.