Semana da pessoa idosa é celebrada em Pinhais

idoso-pinhais

Com uma programação diversificada e voltada tanto à participação dos idosos quanto demais munícipes, busca-se uma integração e valorização deste público, além de apresentar as ações desenvolvidas no município

 

De acordo com o último censo do IBGE 14,9 milhões de pessoas no Brasil são idosos. E com o intuito de discutir políticas públicas que favorecem e valorizem a população idosa, além de reforçar a necessidade da quebra de estigmas e preconceitos, institui-se para 1º de outubro, o Dia Nacional e Internacional do Idoso, estabelecidos pela ONU e pelo Governo Federal, respectivamente. Em Pinhais diversas atividades fazem parte da programação em comemoração à data.

 

De 1994 a 2010 a expectativa de vida teve um aumento de 5,3 anos, o que significa um salto de 68,1 para 73,4 anos, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Portanto, há a tendência de crescimento acelerado no número de pessoas com mais 60 anos de idade no país e no mundo. São dados que comprovam a importância da formulação de planos sejam eles na área de saúde, lazer, educação, entre outros, em prol desta parcela da sociedade.

 

Eventos de comemoração

 

Em Pinhais, as atividades que marcam a data têm uma programação diversificada e voltada tanto à participação dos idosos quanto demais munícipes, buscando uma integração e valorização deste público, além de apresentar as ações desenvolvidas no município voltadas aos idosos, como o trabalho do Centro de Convivência do Idoso.

 

As apresentações de peça teatral e taekwondo, no Colégio Estadual Mathias Jacomel, marcaram o início das ações. A tarde da última terça-feira (1º) também foi para lá de animada com uma variedade de atrações regadas a muita alegria e animação, lotando a Associação de Servidores da Sanepar, em Pinhais, com a participação de aproximadamente 300 pessoas. Teve teatro, exposição de pintura em tela, dança, coral, recitação de poesia, tudo produzido e apresentado pelos usuários do Centro de Convivência do Idoso de Pinhais (CCI).

 

Também nesta data foi ministrada palestra, pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, José Vaslanv, que abordou diferentes temáticas. Além da participação de representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município, que apresentaram o programa e fizeram um convite aos que tenham interesse em retomar ou iniciar os estudos.

 

E sobre a encenação teatral enganaram-se os que acreditavam se deparar com algo tranquilo e convencional. Com uma proposta bastante irreverente, as meninas, “botaram pra quebrar” na representação de uma banda de rock. Tudo pensado nos mínimos detalhes, desde a vestimenta até os instrumentos, e as guitarras produzidas com materiais recicláveis. E ao final da apresentação a mensagem: “Velho é o teu preconceito”. “Em primeiro lugar queremos tratá-los como pessoas, esquecendo da idade, mostrar que é possível fazerem muitas coisas não imaginas pela maioria das pessoas”, conta o professor de teatro, Surian Barone.

 

Em seu pronunciamento o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, elogiou mais uma vez a disposição de todos os idosos que buscam pela qualidade vida, realizando atividades físicas e artísticas, descobrindo seus talentos, ao mesmo tempo em que provam que não existe idade para ser feliz. “A cada encontro percebemos mais disposição dos usuários do CCI, esperamos que a alegria esteja sempre presente, e que o espaço fique pequeno para acolher os idosos do nosso município”, falou o prefeito.

 

Luizão citou também a Lei Municipal, criada em seu mandato como vereador, e que agora recebe, pelo legislativo municipal, proposta de emenda para que seja instituída a semana municipal do idoso. “Isso significa que as políticas de atenção à pessoa idosa estão sendo discutidas e evoluindo”, salientou Luizão.

 

A secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela dos Santos, destacou o empenho de todos os servidores da Secretaria, juntamente com os idosos do CCI para a concretização dos eventos. Além disso, falou sobre ações de valorização da pessoa idosa no município. “Precisamos fazer o melhor por quem tanto fez, dedicando uma vida inteira em prol da família, agora é momento de desfrutarem a vida da melhor maneira possível”, disse a secretária.

 

Além das autoridades já mencionadas, participaram do evento a vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino, representando o Legislativo Municipal, o presidente da casa, Gilberto Hartkopf, os vereadores Oswaldo da Igreja, Marcia Ferreira, Cecília Padovan e Rosa Maria, além da comunidade em geral.

 

Próximas atividades

 

Dando continuidade, está programada para dia 11 de outubro, Gincana com diversas atrações, nas dependências no CCI Pinhais. Já no dia 18 de outubro será realizado o II Baile Rainha da Primavera, no salão da Igreja Bom Pastor, no Vila Tarumã, às 14h.

 

Deixe uma resposta