Qualificação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece cursos em Pinhais

O intuito é conceder subsídios para que empreendedores e mão-de-obra estejam preparados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado

curso-desenvolvimento-economico-pinhais

Em Pinhais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde) está sempre firmando parceiras no sentido de oferecer incentivos tanto ao empreendedor quanto à mão-de-obra. O intuito é conceder subsídios para que ambos estejam preparados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado, o qual está cada vez mais competitivo, exigindo aperfeiçoamento constante.

Aqueles que pretendem empreender, ou os que já integram o mercado local encontram opções que são, antes de tudo, estímulos para que alavanquem o sucesso. Entre os programas estão o Mais Sucesso, uma oportunidade de conhecer mais sobre o mercado e gestão de recursos, o Varejo Mais que visa Melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas do setor de comércio varejista da cidade.

Já o Programa Bom Negócio – parceria com o Governo Estadual – prevê a disponibilização gratuita de cursos de capacitação gerencial, consultorias, dentre outras coisas. Além desses, o Banco do Empreendedor concede, mediante análise, oferta de crédito subsidiado, à micro e pequenas empresas, com condições e vantagens especiais. Ambas são iniciativas desenvolvidas e/ou coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais.

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Pinhais, do Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Pinhais, promove frequentes ações que visam a qualificação dos empreendedores. São cursos como o de Técnicas de Vendas para Varejo, ou a oficina Sei Vender. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Sebrae Pinhais.

Qualificação de mão de obra

Vários programas de capacitação são oferecidos gratuitamente à população. Os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, estão disponíveis via parceria entre a Prefeitura, ou por intermédio do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Há ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além disso, o programa Mais Saber permite o aprendizado, sem custos, com aulas transmitidas via satélite.

Cenário econômico favorável

Mesmo sendo o menor município em extensão do Paraná, Pinhais atrai cada vez mais empreendimentos dos mais diversos ramos. O que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, José Zeitel, é reflexo de investimentos aplicados pela administração municipal com vistas ao crescimento econômico. “A cidade só ganha com este cenário, principalmente a população economicamente ativa, a qual tem mais chances de emprego aqui mesmo, no município”, afirma.

Serviço

Mais informações sobre as capacitações na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. Contato e-mail: industriaecomercio@pinhais.pr.gov.br, ou ainda pelo telefone: (41) 3912-5651. Endereço: Rua Dezenove de Novembro, 175 – Centro.

SEBRAE – Pinhais. Anexo à Associação Comercial Industrial e Empresarial de Pinhais (ACIPI). Endereço: Rua Somália, 35 – Centro. Expediente: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Telefone: (41) 3059-2822 / 3033-3166. E-mail:angela.comandulli@agentepr.com.br e letusa.vanssan@agentepr.com.br

 

Deixe uma resposta