Cursos de Eletricidade Predial e Programação Básica de Controlador Lógico Programável iniciaram no município

Capacitações são de graça e promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Tiveram início na última segunda-feira (19), as aulas dos cursos de Eletricidade Predial e Programação Básica de Controlador Lógico Programável. Promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, as capacitações são de graça e destinadas aos moradores do município.

Nas aulas inaugurais, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, visitaram as turmas, conhecendo as instalações e conversando com os alunos.

O curso de Programação Básica de Controlador Lógico Programável acontece na Carreta do Senai que está no estacionamento do Armazém da Família. A capacitação tem 40 horas e vai até o dia 30 de abril. São duas turmas, com oito alunos cada, divididas nos períodos da tarde e noite. Já o curso de Eletricidade Predial tem uma turma de 20 alunos com aulas na Unidade Pinhais do Senai e vai até o dia 26 de maio. A carga horária é de 80 horas.

Ao visitar as turmas, a prefeita Marli Paulino frisou a questão da oportunidade em participar dos cursos e destacou a preocupação do município em investir na área da capacitação profissional. “A gente sabe que o primeiro dia de aula sempre tem muita expectativa e que todos estão ansiosos em aprender. Fiz questão de estar presente e deixar uma mensagem incentivando que todos aproveitem esta oportunidade, afinal quem se prepara melhor, se capacita e certamente tem mais condições de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Em nossa gestão, os investimentos em cursos profissionalizantes vêm aumentando ano a ano, pois sabemos a importância que tem e os resultados que geram na vida das pessoas”, destacou.

A coordenadora de Educação da Unidade Pinhais do Senai, Izabel Cristina dos Santos França, enalteceu a parceria da instituição com a prefeitura na promoção das capacitações. “Pinhais é uma cidade que se destaca na questão de dar oportunidade à comunidade na área da capacitação profissional. Com essa parceria, sabemos que a prefeitura já tem definida toda a agenda de cursos deste ano e que esse investimento só vem crescendo desde 2017, pois acreditam no valor da qualificação profissional. Inclusive, são ofertados cursos onde vão atender a procura de trabalhadores pelas empresas locais. Esse é um trabalho diferenciado, pois são raros os municípios que agem desta forma. Essa é uma parceria que casa muito bem com o propósito do Senai, que é transformar vidas através da qualificação profissional”, afirmou a coordenadora.