Solidariedade não tem idade: menino de 12 anos arrecada chocolates e doa para a ação de Páscoa

Com a ajuda da família e amigos, Ricardo conseguiu arrecadar caixas de chocolates que foram doadas para uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social

Em meio a tantas notícias que retratam o atual momento, felizmente há aquelas que comprovam e dão esperança que sempre é possível as pessoas fazerem a diferença e praticar o bem, sobretudo nos momentos de dificuldade.

Com esse propósito, o jovem Ricardo Mendes Pinto Carneiro, um adolescente de 12 anos, idealizou uma bela iniciativa. Com a ajuda da família e amigos, o menino arrecadou caixas de chocolates que foram doadas para uma ação de Páscoa organizada pela Secretaria de Assistência Social de Pinhais, e agora, está empenhado em uma ação para arrecadar alimentos.

Ricardo é morador do bairro Emiliano Perneta e está no 8º ano do Ensino Fundamental. Ele resolveu tomar esta atitude, pois estava triste e se sentindo angustiado com toda essa situação gerada pela pandemia, além de bastante preocupado em poder ajudar as pessoas. Pensando no atual momento, teve uma ideia e, juntamente com sua mãe, elaborou um texto para divulgar a iniciativa enviando a mensagem para seus contatos, pelo WhatsApp.

Como a disposição em ajudar era grande, a mãe dele, a Camila, entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social que prontamente abraçou essa causa e agregou a iniciativa à uma ação de Páscoa que já estava em andamento.

A mobilização ganhou força, foi recebendo doações, inclusive, até contribuições em dinheiro para a compra dos chocolates. E após o apoio e colaboração de várias pessoas, no dia 30 de março, Ricardo e sua mãe entregaram 215 caixas de chocolate para a Secretaria de Assistência Social.

Além de conseguir muito chocolate, para o adolescente essa iniciativa gerou bondade, solidariedade, felicidade e amor ao próximo, uma verdadeira corrente do bem que contou com aqueles que chama carinhosamente de “Turminha do Bem”. “Foi incrível como as pessoas me ajudaram. Como meus tios avós, minha tia e a maioria da minha família e até um professor me ajudou, além do meu melhor amigo. Deu para sentir que cada um participou não apenas para querer ajudar, mas porque tocou o seu coração como tivessem a mesma intenção que a minha”, explicou Ricardo.

Agora, a corrente do bem está em busca de alimentos e produtos de higiene e limpeza que serão doados para pessoas carentes com o objetivo de ajudar aqueles que mais precisam, e também, combater a fome. Ricardo explica que a ideia é contar com ajuda das pessoas que já contribuíram com a ação de páscoa, além da adesão de novos interessados que possam apoiar essa importante causa, afinal, doar é um gesto extremamente valioso. “Com essa ação, percebi quantas pessoas humanas temos. O quanto as pessoas são boas e solidárias. A matemática de Deus é magnífica. Quanto mais eu dou, mais eu recebo. E quando dividimos a ajuda e o olhar ao nosso próximo, multiplicamos a ideia de sermos humanos”, afirmou Ricardo.

Campanha

Em Pinhais, desde o início da pandemia diversas ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Assistência Social para minimizar os impactos da pandemia aqueles que mais necessitam.

A pasta agradece aos munícipes e empresas que contribuíram com doações para a realização da ação de Páscoa que, ao todo, arrecadou 450 caixas de chocolate.

Na próxima semana, o município lançará uma campanha de doação de alimentos que serão destinados às famílias em vulnerabilidade social atendidas pela Assistência Social. Qualquer munícipe ou empresa pode contribuir com essa importante causa.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social, com o Departamento de Proteção Social Básica, pelo telefone (41) 3912-5210. Também é possível entrar em contato diretamente com a Camila, mãe de Ricardo, pelo telefone (41) 9941-1216.