Pinhais retoma coleta seletiva a partir deste sábado

Cronograma será reduzido, considerando que o resíduo só poderá ser triado após três dias de quarentena, conforme recomendações das autoridades sanitárias

A partir deste sábado (25), a Prefeitura de Pinhais retoma de forma gradativa a coleta seletiva. Considerando as medidas temporárias de prevenção adotadas em meio à Pandemia da Covid-19, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, bem como recomendações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para a gestão de resíduos, a coleta terá o cronograma temporariamente reduzido.

“Os resíduos recicláveis terão o cronograma de coletas temporariamente reduzido de duas vezes por semana para uma vez por semana, sendo que todos os bairros do município serão contemplados”, informa a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu. Ela ressalta que o novo cronograma de coleta se deu em razão da necessidade de realização de Quarentena dos Resíduos Recicláveis, a fim de não expor os associados aos riscos do Coronavírus. “Os resíduos provenientes da coleta seletiva ficarão em locais separados de armazenamento durante o período de três dias, conforme recomendado pela Procuradoria Regional do Trabalho – 9ª Região, de maneira que os mesmos só poderão ser triados após esse período”.

Confira como ficará o cronograma:

Segundas-feiras (diurno):

– Atuba

– Emiliano Perneta

– Jardim Amélia

– Jardim Cláudia

– Jardim Karla

– Parque das Nascentes

Quinta-feiras (diurno):

– Alto Tarumã

– Pineville (setor 10 do Cronograma de Coleta disponibilizado no site da Prefeitura de Pinhais)

– Emiliano Perneta (setor 06 do Cronograma de Coleta disponibilizado no site da Prefeitura de Pinhais)

– Maria Antonieta

– Weissópolis

Sábados (diurno):

– Estância Pinhais

– Centro

– Vargem Grande

– Alphaville Graciosa

A empresa terceirizada Transresíduos Ambiental S/A, responsável pela realização da coleta, deverá tomar as devidas medidas de precaução considerando a Pandemia do Coronavírus, e os resíduos coletados deverão ser encaminhados para a Associação dos Recicladores de Pinhais – AREPI. Os resíduos coletados permanecerão em quarentena na área coberta anexa ao barracão de triagem da AREPI, bem como nas duas tendas, que serão dispostas pela Prefeitura de Pinhais e devidamente identificadas nos fundos da área do barracão de triagem.