Nesta edição o tema debatido foi “Manifestações na infância: experiências e possibilidades”

Nos dias 11 e 12 de julho a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, por intermédio da Gerência de Educação Infantil, em parceria com municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizou o 4º Seminário Intermunicipal de Educação Infantil de Pinhais. Esta edição, teve como tema “Manifestações na infância: experiências e possibilidades”. Com palestras e oficinas, o evento ocorre com base na necessidade de ampliar as reflexões sobre educação infantil.

Durante a cerimônia de abertura a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, salientou a importância das parcerias em todo o processo educacional. “Trabalhar com educação é um desafio, e a Educação Infantil é a base disso tudo. Buscamos investir nesta área para alcançarmos cada vez mais avanços. Sabemos que há muito o quê aperfeiçoar, até porque as demandas são grandes, mas procuramos atender a nossa comunidade a cada dia com mais qualidade”, comenta.

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, agradeceu a dedicação com que os profissionais desempenham suas funções no município. “Além disso, é importante dizer que quando trocamos experiências aprendemos de maneira ainda mais satisfatória. E é isso que procuramos fazer durantes os seminários, apresentar experiências exitosas que muito tem a contribuir com a formação dos profissionais. Agradeço a todos os envolvidos na realização desta ação que é uma experiência única”, afirma.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Mônica Correia Baptista. “É uma honra participar desta palestra neste evento. A educação infantil tem um papel fundamental no aprendizagem da leitura e da escrita. É importante entender os questionamentos que as crianças se fazem na primeira infância para que os profissionais que atuam na educação tenham condições de executar práticas coerentes com os alunos”, ressalta.

Mônica é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona; também possui pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Autônoma de Barcelona, coordenadora do projeto leitura e escrita na educação infantil (MEC/UFMG/Unirio/UFRJ). Atua, prioritariamente, em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita junto a crianças de 0 a 6 anos, na formação de professores, em políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita.

Também estiveram presentes na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho; representando a UTFPR, Tamara Van Kaick, gerente de Educação Infantil do Departamento de Ensino de Pinhais, Andressa Montilla dos Santos.