Assessor Especial da Juventude do Paraná Edson Luiz Lau Filho é
entrevistado pelo Programa Conhecimento em Debate da Rádio
Comunitária FM Nova Pinhais
Na última quarta-feira (18/01/2017) o Assessor Especial da Juventude do Paraná Edson Luiz Lau Filho participou ao vivo do Programa Conhecimento em Debate pela Rádio Comunitária FM Nova Pinhais. Sob o comando de Vilmar Rodrigues Júnior, o Programa Conhecimento em Debate é transmitido pela Rádio Comunitária FM Nova Pinhais todas as quartas-feiras das 18h00min as 19h00min em FM 98,3 ou pelo site www.fmnovapinhais.com O Programa, que é sucesso de crítica e líder de audiência no horário, completou recentemente dois anos de ininterruptas transmissões. Ao final da entrevista o Assessor Especial da Juventude do Paraná Edson Lau Filho foi presenteado com o Livro Jovem Poeta do Centro da Juventude de Pinhais, livro publicado em 2015 e que reuniu diversas poesias escritas por jovens em situação de vulnerabilidade social, após terem participado de um concurso cultural. Confira abaixo alguns trechos da entrevista:

Programa Conhecimento em Debate/Rádio FM Nova Pinhais: Como e quando foi instituída a Assessoria Especial da Juventude?
Edson Luiz Lau Filho: A Assessoria Especial de Políticas Públicas para Juventude do Governo do Paraná foi instituída através da LEI ESTADUAL nº 17.461 – 2 de janeiro de 2013 na estrutura organizacional da Casa Civil do Estado do Paraná. Sua principal tarefa é articular e garantir os programas e projetos destinados ao público jovem das secretarias e órgãos do Governo do Estado.
Programa Conhecimento em Debate/Rádio FM Nova Pinhais: Quais os objetivos da Assessoria Especial da Juventude?
Edson Luiz Lau Filho: Elaborar e propor a Política Estadual da Juventude, em conformidade com a Política Nacional de Juventude, bem como realizar as ações necessárias à sua implantação, acompanhamento e avaliação; Interagir com todos os órgãos do Governo do Estado do Paraná para integrar as políticas públicas para a juventude, de modo a conferir maior eficácia e visibilidade às ações governamentais voltadas para a população jovem do Estado do Paraná; Atuar junto a órgãos e entidades federais, estaduais, municipais, internacionais e do terceiro setor, com objetivo precípuo de promover a intersetorialidade das ações voltadas para o jovem e para o protagonismo juvenil; Promover ações que visem estimular o desenvolvimento do associativismo e do voluntariado jovem, bem como apoiar a relação do Estado com segmentos da juventude como associações juvenis e entidades equiparadas; Fomentar a cultura do empreendedorismo jovem, em articulação com as demais esferas de governo e com a sociedade civil; Incentivar e promover ações de capacitação e desenvolvimento do jovem, em perspectiva individual e coletiva, que estimulem o surgimento de lideranças jovens em diversos segmentos, como o político, o educacional, o artístico e o esportivo; Estimular o acesso de jovens a bens públicos, equipamentos esportivos, educacionais e culturais e às atividades que favoreçam o desenvolvimento e a utilização de aptidões profissionais e sociais, a fim de contribuir para a construção da consciência e de uma atitude cidadã pelo jovem; Promover e incentivar a realização de estudos, debates, conferências e pesquisas sobre a realidade e situação do jovem paranaense, a fim de contribuir para a elaboração de propostas de políticas públicas que visem assegurar e ampliar os direitos da juventude.
Programa Conhecimento em Debate/Rádio FM Nova Pinhais: Cite-nos alguns dos programas da AEJ voltados para a juventude.
Edson Luiz Lau Filho: Sempre divulgamos e apoiamos todos os programas do Governo do Estado do Paraná, do Governo Federal e dos Municípios que envolvam jovens de 15 a 29 anos conforme previsto no Estatuto da Juventude. Por exemplo: Os Centros da Juventude, programa que pertence à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, são espaços acessíveis de convivência para adolescentes e jovens e que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. É um programa que tem por objetivo afastar adolescentes e jovens de situações de exposição ao risco e vulnerabilidade social, e realizar ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política. Também participamos das ações da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos no programa UPS Cidadania / Paraná Cidadão, aplicando um questionário socioeconômico e cultural nos jovens para obter um mapeamento da situação do jovem paranaense em sua municipalidade.
Programa Conhecimento em Debate/Rádio FM Nova Pinhais: Fale-nos sobre o Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude.
Edson Luiz Lau Filho: O Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude – COIPPJ, foi criado pelo DECRETO 9.579 – 10 de dezembro de 2013. É composto por representantes de 20 secretarias estaduais que atuam com projetos e programas para a juventude, em busca do trabalho conjunto e aperfeiçoamento dos serviços prestados que visem a emancipação e o desenvolvimento integral do jovem, sendo uma importante ferramenta de avaliação, auxílio e subsídio técnico na elaboração, acompanhamento e aperfeiçoamento das PPJ. A Assessoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Casa Civil, é a responsável pelo encaminhamento dos trabalhos e organização técnica das ações do COIPPJ.
Programa Conhecimento em Debate/Rádio FM Nova Pinhais: Quais os principais contatos da Assessoria Especial da Juventude?
Edson Luiz Lau Filho: A AEJ está localizada na Rua Deputado Mario de Barros, 1556, Centro Cívico. Nosso telefone é 41 3350-1273. Nosso site é o www.juventudeparana.pr.gov.br e-Mail: juventude@ccivil.pr.gov.br Nas redes sociais: facebook.com/aejpr, twitter.com/aejpr e instagran.com/aejpr