Pinhais realizou mais uma edição da Feira de Adoção

Pinhais realizou mais uma edição da Feira de Adoção
A ação, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reuniu dezenas de visitantes
Mais uma Feira de Adoção foi promovida em Pinhais por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no último dia 26. A ação, realizada em frente ao Bosque Municipal, reuniu dezenas de visitantes. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivar a adoção e disseminar princípios referentes à guarda responsável.
De acordo com a veterinária, Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal (Sedea), estes eventos são fundamentais, pois possibilitam a adoção de maneira responsável. “É uma satisfação poder ajudar as pessoas que precisam doar animaizinhos, na maioria das vezes recolhidos por maus tratos, e as feiras são o canal que utilizamos para isso. Somente neste último evento, seis cães receberam um novo lar”, afirma.
As Feiras de Adoção são realizadas periodicamente no município, e as pessoas interessadas em adotar devem apresentar RG e CPF. Além disso, será assinado um termo de compromisso e os novos tutores receberão todas as orientações quanto aos cuidados com o novo membro da família. A organização lembra que é de responsabilidade dos doadores, que os animais estejam devidamente vacinados, vermifugados e, os que possuam mais de seis meses de vida, castrados. A comprovação de tais procedimentos deve ser apresentada por meio de documento no dia da Feira.
Crime ambiental
Abandonar um animal é crime ambiental conforme as seguintes legislações: Lei Municipal 1356/2012, Lei Municipal 1374/2012 e a Lei Federal 9605/1998. O infrator pode ser penalizado com o pagamento de multa em dinheiro. Por isso, é importante que a população esteja atenta e denuncie na Secretaria de Meio Ambiente esse tipo de atitude. Para mais informações ligue para a Seção de Defesa e Proteção Animal, telefone (41) 3912-5705.